A campanha Janeiro Branco, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), chama a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental, que vem sendo afetada em todo o mundo pela pandemia do novo coronavírus.
Esta é a 8ª edição da campanha Janeiro Branco, com o lema “Todo Cuidado Conta”. A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia da covid-19.
Cuidados com a saúde mental
Conforme a psicóloga, Simone Teixeira, a campanha é importante para alertar sobre os cuidados e a proteção com a saúde mental.
De acordo com a profissional, a estimativa é que 23 milhões de brasileiros passem por algum problema mental. Os mais comuns são a depressão, crises de ansiedade e síndrome do pânico.
Simone ressalta que a forma de prevenir é conversar com pessoas próximas, ler bastante, exercitar a cabeça, ter uma vida saudável e, se necessário, procurar ajuda de um profissional. A assistência psicológica é fundamental para que as pessoas tenham uma boa saúde mental.
A campanha deste ano visa amenizar os impactos da pandemia. As pessoas precisaram conviver com o isolamento, com o medo e com as incertezas do momento e isso fez com que muitos problemas mentais aparecessem. Além disso, aqueles que já sofriam de ansiedade e depressão, tiveram seus quadro piorados. Portanto o trabalho da psicologia neste momento da história é de suma importância.
Conforme Simone, as pessoas identificam que estão com a saúde mental debilitada quando tem dificuldades no dia a dia, no trabalho e até mesmo nos momentos de lazer. Quando isso é identificado, chegou a hora de procurar por ajuda.
*Fonte: Uirapuru
COMENTÁRIOS