O Rio Grande do Sul registrou, nesta segunda-feira (7), 17 mortes — ocorridas entre os dias 3 e 7 de setembro — e 39 novos casos de Covid-19. O baixo número em relação aos outros dias, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, se deve a “uma instabilidade no acesso ao sistema de notificações de casos leves (não hospitalizados)”.
Desde o começo da pandemia, o RS registrou 3.756 mortes e 143.952 casos de coronavírus.
De acordo com a secretaria, o problema “restringiu a carga do dia” e, por isso, os registros apresentados nesta segunda representam casos de hospitalização e óbitos, que são registrados em outro sistema.
Média móvel volta à estabilidade
Mesmo com o número baixo, a média móvel de óbitos variou apenas -4%. Conforme a margem de segurança, o estado é considerado em estabilidade em relação aos óbitos ocorridos há duas semanas.
É o terceiro dia seguido em que a estabilização é verificada. Na sexta-feira (4), o Rio Grande do Sul alcançou queda na variação da média móvel, a quinta desde julho.
Pelo menos 131.093 pessoas (91% dos casos) são consideradas recuperadas e 9.103 (6,3%) seguem em acompanhamento. A taxa de letalidade é de 2,6%.
O RS já realizou, além dos diagnósticos positivos, 602,3 mil testes, que deram resultado negativo.
Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais gaúchos, há uma ligeira estabilidade. Nesta segunda, às 15h, havia 76,1% dos leitos ocupados, sendo que 48% era por pacientes com Covid-19 ou suspeita de síndrome respiratória aguda grave.
O Brasil alcançou, às 13h desta segunda, o total de 126,7 mil óbitos e mais de 4,1 milhões de casos registrados, segundo o consórcios de veículos de imprensa.
Mortes
- Bagé (mulher, 48 anos)
- Bento Gonçalves (homem, 47 anos)
- Canoas (homem, 72 anos)
- Caxias do Sul (homem, 80 anos)
- Coronel Bicaco (homem, 50 anos)
- Herval (mulher, 88 anos)
- Ibiraiaras (homem, 72 anos)
- Palmitinho (homem, 69 anos)
- Paraí (mulher, 66 anos)
- Passo Fundo (homem, 63 anos)
- Porto Alegre (mulher, 49 anos)
- Porto Alegre (mulher, 75 anos)
- Porto Alegre (mulher, 39 anos)
- Porto Alegre (homem, 58 anos)
- São Borja (mulher, 64 anos)
- Vacaria (mulher, 74 anos)
- Venâncio Aires (homem, 76 anos)
Casos
- Alvorada – 2
- Bagé – 1
- Campina das Missões – 1
- Canoas – 4
- Carlos Barbosa – 1
- Caxias do Sul – 2
- Cruz Alta – 1
- Cruzeiro do Sul – 1
- Getúlio Vargas – 1
- Ibiraiaras – 2
- Ipiranga do Sul – 1
- Lajeado – 2
- Marau – 1
- Nova Santa Rita – 1
- Palmitinho – 1
- Passo Fundo – 3
- Porto Alegre – 5
- Porto Xavier – 2
- Rio Grande – 1
- Santa Rosa – 1
- São Borja – 1
- Sarandi – 1
- Tapejara – 1
- Teutônia – 1
- Tramandaí – 1
COMENTÁRIOS