Um homem de 54 anos, morador do bairro Alvorada, está internado desde a quinta-feira (26) no Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) com suspeita de febre chikungunya. Ele teria apresentado os sintomas após retornar de uma viagem de 30 dias a Natal, no Rio Grande do Norte.
Exames já foram solicitados e o resultado deve ficar pronto em uma semana. De acordo com a técnica em enfermagem Lisandra Lamm, o paciente retornou no dia 20 de julho ao município e no dia 22 passou a apresentar febre, dor no corpo e náuseas.
Na quarta-feira (25), ele foi atendido na unidade de saúde do bairro Conceição, quando foram solicitados exames para dengue e febre chikungunya. Na quinta-feira, quando o paciente foi ao hospital coletar as amostragens, seu quadro de saúde agravou e ele ficou internado.
– A gente já comunicou a epidemiologista da Secretaria de Saúde, e a Secretaria fez toda a parte da notificação e já foi feita a coleta para os exames. Para confirmar a situação quanto à doença leva em torno de cinco, sete dias. Por enquanto não temos nada confirmado, só a ‘suspeita’”, explicou a enfermeira da comissão de controle e de infecção hospitalar, Simone Borges dos Santos Piovesan.
Os exames foram encaminhados a Porto Alegre. A previsão é de que na quarta-feira, dia 1º de agosto, o resultado seja divulgado. Lisandra ainda acrescenta que esta é a segunda suspeita registrada no ano no município. O primeiro caso deu negativo para a doença.
Em relação à dengue, Carazinho teve quatro suspeitas, três negativas e uma aguardando resultado – relativa ao mesmo paciente investigado por suspeita de febre chikungunya.
FONTE: D. Manhã
COMENTÁRIOS