Clima deve trazer prejuízos nas lavouras e produtores vão acionar seguro agrícola, projeta agrônomo

Clima deve trazer prejuízos nas lavouras e produtores vão acionar seguro agrícola, projeta agrônomo

Menores de idade atiram contra viatura da Brigada Militar em Getúlio Vargas
Raio mata 16 vacas durante temporal em Lagoa dos Três Cantos
Brigada Militar e Polícia Civil prendem foragido de alta periculosidade com armas em Carazinho

O excesso de chuvas no período do plantio e a falta da mesma no tempo de formação das plantas causam prejuízos à produtividade e à qualidade das culturas de inverno. Isso tem se confirmado no processo da colheita.

No programa Cotações e Mercados do último domingo (22), o engenheiro agrônomo da Emater, Cláudio Doro, destacou que a variação do clima frustrou agricultores na expectativa das safras desse ano da canola, cevada e trigo.

Explicou que, com certeza, as lavouras não vão cobrir o custo de produção e consequentemente os agricultores vão ter que recorrer ao seguro agrícola ou ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para a quitação da dívida. O Proagro atende pequenos e médios produtores por meio da exoneração de obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio, no qual a liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam rebanhos e plantações.

Doro contou que há um grande volume de solicitações do Proagro na região em razão de perdas na canola, que está com péssimas lavouras. Para a cevada, que também está em processo de colheita, além da qualidade ruim, estima-se que a produtividade deve ser média, entre 35 e 45 sacas por hectare.

O engenheiro agrônomo, disse que o mesmo deve acontecer com o trigo. Em algumas lavouras de trigo em Não-Me-Toque estão sendo colhidos a base de 20 a 30 sacas por hectare, sendo a qualidade com PH 72 a 75.

Fonte: Rádio Uirapuru

Os comentários de terceiros são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

COMENTÁRIOS

Enviar
1
Olá!
Olá!
Gostaria de pedir uma música!
Powered by