Há 53 anos no mercado de sementes, a empresa E. Orlando Roos realizou nesta quarta e quinta-feira, dias 02 e 03 de março, o Dia de Campo Soja. Nos dois dias de evento, mais de 2 mil produtores acompanharam as palestras e demonstrações em campo das novas cultivares.
Em entrevista à Rádio 90.9 FM, o gerente de pesquisa da GDM, Marcos Norio Matsumoto afirmou que as empresas estão desenvolvendo novas cultivares, dando alternativas aos produtores. “O agricultor têm opções. Ele presisa pesquisar, se informar e ver qual a melhor semente que se adapta ao clima e solo da região”.
Questionado sobre a produtividade da soja, Marcos afirmou que o desafio das empresas que produzem sementes é alcançar a marca dos 100 sacos por hectare. “Estamos buscando isso, mas não dependente simplesmente da nova cultivar. É necessário um ajuste na época do plantio, fertilidade necessária, ou seja, um pacote de informações.”
Marcos também destacou o fator principal da queda na produtividade. Segundo ele, a mortandade das plantas na germinação e na primeira semana foram provocadas pelo excesso de chuvas em solos pesados. “O número de plantas por hectare não foi o suficente para fechar a média,” finalizou.
Ouça no player o Diretor da E. Orlando Roos, Airton Andreis
Ouça no player o Gerente de Pesquisa da GDM, Marcos Norio Matsumoto
Produção: Departamento de Jornalismo da Rádio 90.9 FM
COMENTÁRIOS